- Área: 555 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Tim Van de Velde, ©Lumecore/Toon Grobet
-
Fabricantes: Lighting ETAP, WVH Gevelprojecten
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2012, Estudio Farris Architects ganhou o concurso organizado pela Prefeitura de Bruges para a renovação e ampliação da biblioteca Sint-Andries.
O terreno no qual a biblioteca teve que ser ampliada era muito limitado em tamanho e situado no entorno urbano. A biblioteca existente, junto com outros serviços públicos, encontra-se num edifício que é tombado como patrimônio arquitetônico.
O pedido do cliente consistia num complexo conjunto de requisitos, junto com o desejo de tornar a biblioteca mais visível a partir das ruas adjacentes e criar uma própria identidade para que ela se destaque dentro da multiplicidade de outros serviços que existem no edifício existente.
A extensão está subordinada ao edifício principal em termos de dimensões e é visualmente desconectada dele por sua materialização: as fachadas são revestidas em painéis de aço corten que contrastam com as fachadas do edifício principal. A posição da extensão destaca a tensão entre o edifício patrimonial existente e o novo volume.
Grandes janelas encontram-se nas esquinas do novo volume para dar visibilidade à biblioteca e a necessária interação com seu entorno. Funções como locais de leitura, espaços de trabalho e recepção encontram-se próximas destas grandes janelas - que beneficiam a entrada de luz natural.
Para criar um ambiente agradável na biblioteca, foram utilizados três diferentes tipos de janelas, o que permite ao visitante desfrute sempre da luz natural.